quarta-feira, 24 de fevereiro de 2021

Enxoval para o segundo bebê


Pro enxoval do segundo bebê, vamos reaproveitar muitas coisas do Nícolas. Carrinho, bebê conforto, poltrona de bebê, tapete ginásio, trocador, almofada de amamentação, cadeirinha de refeição... Como eu não tinha certeza se teria ou não um segundo bebê, decidi guardar por algum tempo as coisas mais caras, pelo menos até decidirmos que não teríamos outro filho ou até tê-lo, e foi uma decisão acertada. Vamos usar tudo novamente. Alguns desses itens eu até emprestei para amigas que teriam bebês (a almofada de amamentação, almofada trocador e poltrona de bebê), e agora que seus bebês também já cresceram, peguei de volta.

Até a caminha, decidimos que não vamos comprar outra por enquanto, pois o Nícolas dorme de noite no nosso quarto (e o outro bebê também vai dormir), então a cama dele serve só pras sonecas durante o dia, que agora na verdade diminuíram para apenas uma soneca após o almoço e mesmo assim em vários dias ele decide não dormir. Como ele passa a semana inteira na creche, somente aos fins de semana talvez tenhamos algum momento em que os dois bebês irão querer dormir ao mesmo tempo durante o dia, e aí podemos dar um jeito - colocar um dos dois na nossa cama ou em algum outro lugar. Mas a chance de isso acontecer é tão pequena que não justifica gastar dinheiro e espaço do quarto com mais uma cama. Futuramente, quando eles estiverem maiores, penso em comprar uma beliche (tem umas bem divertidas com escorregador para a criança de cima) e transformar essa cama-casinha em uma casa de bonecas, ou casa de cachorro, ou até mesmo revendê-la. Vai depender de onde estivermos morando e do espaço disponível no local.

Por enquanto, o que vamos precisar comprar para o segundo bebê, será somente:
* Berço acoplável: O Nícolas dormia em um cestinho (que eu ainda tenho guardado) em cima da nossa cama até os 4 meses, e após isso passou a dormir "solto" na cama, como contei aqui. Mas na época éramos só nós 3. Agora o espaço já está menor, pois Nícolas ainda dorme com a gente (e não pretendo tirá-lo da minha cama por enquanto), então colocar o cestinho em cima da cama ficaria muito apertado... Então decidi comprar um desses berços acoplados, para usar pelo menos nos primeiros meses. Depois, quando o novo bebê estiver grande para o bercinho, pensamos em uma solução para o espaço na cama (se dormimos os 4 juntos e apertados, se compramos uma cama maior, se finalmente colocamos os bebês no seu próprio quarto)...
* Poltrona de amamentação: Quando o Nícolas nasceu, eu peguei uma cadeira de balanço (que pertenceu à minha avó) emprestada com minha prima. Mas já devolvi a cadeira pra ela, e atualmente ela usa bastante; então decidi não pedir emprestada novamente. Vou comprar uma nova, e pretendo mantê-la em casa por muitos anos, já que pode se transformar em um cantinho gostoso pra leitura e descanso. 
* Sling: Eu até tenho 2 slings da época que o Nícolas era pequeno, mas hoje em dia, que entendo um pouco mais sobre carregadores, vejo que eles não são os mais adequados. Pretendo investir em um ou dois slings que sejam realmente de qualidade e bem versáteis, para conseguir usar com muito mais frequência com esse novo bebê do que usei com o Nícolas.
* Fraldas: minha intenção é reaproveitar as fraldas do Nícolas com o novo bebê. Mas como o Nícolas ainda não desfraldou, vamos precisar de fraldas a mais para esse início. Decidi comprar contornos RN e reaproveitar as mesmas capas das fraldas do Nícolas. Mas vou deixar pra falar mais sobre isso em outro post.
* Roupinhas: À medida que o Nícolas foi crescendo, eu fui me desfazendo da maioria das roupinhas dele. Como ele não tinha tanta roupa assim, usamos muito cada uma delas, e elas ficavam bem poidinhas. Sendo assim, e como eu não tinha certeza se teria mesmo outro bebê algum dia, achei que não valia a pena guardá-las. Me arrependo um pouco, pois acho que hoje eu gostaria de fotografar o novo bebê com algumas roupinhas que o Nícolas usou. Mas por outro lado, como os bebês não vão nascer na mesma estação (Nícolas nasceu no calor e o próximo bebê vai nascer no frio), eu teria mesmo que comprar roupas mais apropriadas ao clima para o novo bebê. Com a experiência que tive com o Nícolas, já sei exatamente que tipo de roupinha eu prefiro, e pretendo investir mais nesse modelo. Vou falar sobre isso também em um post futuro.

Por enquanto é só isso mesmo que vejo necessidade de adquirir para o novo bebê. E agora decidimos que esse será realmente o último bebê que teremos: meu marido vai fazer vasectomia o mais breve possível. Até penso em futuramente ter mais filhos (eu queria mais 3, mas não posso contar isso pro marido agora senão ele morre do coração), mas quando/se isso acontecer, serão adotados.
Então agora à medida que os objetos forem perdendo a utilidade, ao invés de guardar, já vou doar ou vender. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário