Algo que eu já havia decidido desde antes de ficar grávida era que se algum dia eu tivesse um bebê, não usaria fraldas descartáveis (ou evitaria ao máximo). Essa decisão foi baseada na questão ambiental, pensando em todo lixo produzido durante o processo de fabricação, transporte e posterior descarte de cada fralda plástica. É assustador o quanto essa “praticidade da vida moderna” custa ao planeta, em termos ambientais.
Pensando pelo lado minimalista também faz sentido, pois algo que pode ser reaproveitado várias vezes é melhor do que algo que só será usado uma única vez e depois irá virar lixo. E finalmente, depois que me tornei vegana, essa resolução ficou ainda mais forte, pois descobri que todas as fraldas descartáveis (mesmo as biodegradáveis) são testadas em animais... Mais um ponto pras fraldinhas de pano.
Não lembro exatamente quando descobri a existência das fraldas de pano modernas. Acho que foi há uns 7 anos, mais ou menos na época que minha primeira afilhada nasceu, e eu comecei a me interessar mais sobre esse universo pueril. E me encantei. Elas prometem a praticidade das fraldas descartáveis, mas são laváveis (em máquina de lavar!) e reaproveitáveis. Economia para o meio ambiente e para os bolsos também!! Uma mesma fralda pode ser usada desde recém-nascido até o desfralde, já que o tamanho é ajustável. E são muito mais confortáveis pros bebês, já que os bumbunzinhos não ficam em contato com plástico e nem abafados, e por isso as assaduras são muito menos frequentes (mesmo sem o uso de pomadas). E como se não faltasse mais nada, elas são absolutamente lindas, em diversas cores e estampas diferentes.
Então quando me descobri grávida, fui buscar na internet as opções que haviam... Existem muitas marcas e modelos diferentes. Algumas você recheia com absorventes, outras você coloca o absorvente direto em contato com o bebê... Os materiais (tanto das fraldas quanto dos absorventes) também são bem variados, e eu confesso que fiquei um pouco confusa com tantas possibilidades...
Uma marca que se destacou pra mim foi a DiPano. Vi diversos comentários positivos a respeito, e já estava quase decidida a adotá-la, quando descobri que as fraldas dessa marca são fabricadas e importadas da China... Não que eu tenha algo contra os chineses, mas eu tento ao máximo evitar comprar produtos vindos de lá, por alguns motivos (testes em animais, descaso com o descarte dos lixos gerados durante a fabricação, trabalho escravo, etc). Não estou afirmando que isso aconteça durante a produção das fraldas DiPano, mas procurei informações a respeito e não consegui achar nada que me provasse que o processo de fabricação ocorresse de maneira “correta”. Além do mais, se a questão ambiental é uma preocupação, a produção local deveria ser sempre priorizada, pois dessa forma os gastos com combustíveis (geralmente fósseis) durante o transporte são minimizados. E então comecei a buscar por uma marca nacional.
E aí encontrei a marca Nós e o Davi. É uma empresa formada somente por mulheres empreendedoras, a maioria mãe. Me apaixonei de cara pela proposta dessas mulheres, adorei ver a atenção que elas dedicam em auxiliar os clientes no uso do produto (quer seja fazendo vídeos explicando nos mínimos detalhes como utilizar, ou respondendo a todas as perguntas que as pessoas fazem no blog da marca), e para minha grande felicidade, eles possuem um modelo de fralda perfeito pra mim, que amo praticidade e não gosto de ter muitas opções: AIO (All In One).
Elas também têm aqueles modelos tipo envelope, onde você precisa rechear a capa com os absorventes (todos em diversos materiais), gerando diversas configurações diferentes (para o meu desespero). Mas diferente desses, o modelo AIO já vem prontinho: a “capa” e os absorventes costurados. Sem diferentes montagens, sem diferentes configurações. Só pegar e usar, tal qual uma fralda descartável. Na realidade, ainda existe a possibilidade de colocar absorventes extras, para que a capacidade de absorção aumente (e a fralda dure mais tempo), mas não é necessário.
Então fui no site e comprei uma de cada estampa do modelo
AIO disponível no momento da compra (totalizando 17). Comprei também 3 fraldas para piscina e quatro absorventes faixa de melton. Quando o bebê nascer, vou testando. Se achar o
número insuficiente, compro mais fraldas ou absorventes.
De toda forma, mesmo ainda não tendo testado, já estou apaixonada por essas fraldinhas lindas. A foto do post são as fraldinhas que adquiri.
Não vejo a hora de recheá-las com
um bumbunzinho gostoso de neném!
EDIT:
Após um ano de uso de fraldas de panos, fiz um resumo, divido em 4 posts, das minhas experiências. São eles:
Resumo de um ano de Fraldas de Pano (parte 1): O início
Resumo de um ano de Fraldas de Pano (parte 2): Mau cheiro nas fraldas
Resumo de um ano de Fraldas de Pano (parte 3): Vazamentos noturnos e impermeabilização
Resumo de um ano de Fraldas de Pano (parte 4): Situação atual e algumas comparações
De toda forma, mesmo ainda não tendo testado, já estou apaixonada por essas fraldinhas lindas. A foto do post são as fraldinhas que adquiri.
EDIT:
Após um ano de uso de fraldas de panos, fiz um resumo, divido em 4 posts, das minhas experiências. São eles:
Resumo de um ano de Fraldas de Pano (parte 1): O início
Resumo de um ano de Fraldas de Pano (parte 2): Mau cheiro nas fraldas
Resumo de um ano de Fraldas de Pano (parte 3): Vazamentos noturnos e impermeabilização
Resumo de um ano de Fraldas de Pano (parte 4): Situação atual e algumas comparações
Que fofuras as fraldas! Muito legal todo o seu processo para chegar nessa escolha :)
ResponderExcluirMuito lindas, né? To apaixonada!
ExcluirPois é, acho legal como as coisas acabam se conectando... Preocupação com o meio ambiente, minimalismo, veganismo... Quando vejo como as coisas que acredito acabam se encaixando, vejo que estou em um caminho coerente... :)
Anne Elise,
ResponderExcluirAdorei seu blog! Cheguei nele pelo seu comentário no minimalizo. ;)
Estou grávida de um menino que chega próximo ao Natal. Também vamos utilizar fraldas de pano e estou muito feliz com essa possibilidade.
Que seu bebê venha em uma boa hora!
Vou adorar trocar ideias com você sobre maternidade minimalista rsrs
Conhece o EcoMaternidade?
Se quiser, me escreva no ellenguilhen@yahoo.com.br
Um beijo,
PS. Não sou vegana ainda mas aprecio bastante esse tipo de alimentação.
Oi Ellen!! Que bom que você gostou do blog! Apareça sempre!
ExcluirEu adoro o Minimalizo! Na realidade foi lá que eu conheci o conceito de minimalismo, que eu já aplicava em partes na minha vida, mas sem conhecer a "teoria". Me apaixonei pelo conceito, e desde então o Minimalizo se tornou meu lugar favorito na internet, e fonte de inspiração sempre.
Vai ser ótimo trocarmos experiências nesse sentido sim!!
Um ótimo final de gestação pra você, e que tenha uma ótima hora! Muito amor pra você e seu bebezinho que ainda está no conforto do útero! <3