Aí voltei a fazer uma troca de fralda durante a noite, mais ou menos à 1h00 ou 2h00 da madrugada...
Não seria nada muito complicado se o Nícolas não tivesse começado a acordar durante as trocas, e a lutar contra elas (quando RN e até um pouco depois, eu conseguia fazer as trocas sem acordá-lo). Aí começou a se instaurar um certo caos durante a madrugada: se eu não trocasse a fralda, ela iria vazar, e se eu trocasse, ele iria acordar, chorar, lutar, esbravejar e algumas vezes até acabar perdendo o sono no meio da madrugada... Tentei algumas estratégias para trocar a fralda da forma mais tranquila possível (como trocar logo depois de amamentar, quando ele estava "desmaiado" com a barriguinha bem cheinha), mas mesmo assim nem sempre funcionava.
Depois de um tempo, mais ou menos na altura dos 8 ou 9 meses, mesmo que eu fizesse a troca, a fralda vazava. Teve uma época que independente do que eu fizesse (de quantas vezes eu trocasse), a fralda sempre vazava durante a noite, e acordávamos com a cama encharcada. Fiquei tentando descobrir qual seria a causa, e acredito que foram vários fatores somados:
* O Nícolas realmente estava fazendo um quantidade muito maior de xixi;
* O Nícolas tem as perninhas (e as coxas) finas, então mesmo colocando a fralda bem cavada na virilha, ainda assim sobrava muito espaço entre o elástico da lateral da fralda e a coxa;
* Quando RN ele dormia sempre de barriguinha pra cima, o que de alguma forma "compensava" o fato de ele ter as pernas finas. Mas a partir do momento em que começou a dormir de lado ou bruços, e a se mexer durante a noite (e ele se mexe bastante), começou a criar um caminho direto pro xixi sair por esse espaço lateral.
Tentei resolver o problema colocando um absorvente pequeno de melton fora do bolso da fralda ou por cima do absorvente da AIO, e algumas vezes funcionou, mas outras noites vazava mesmo assim. Novamente conversando com aquela revendedora de fraldas de pano que eu citei na Parte 2 desse "Resumo de um ano de Fraldas de Pano", descobri que os absorventes de moletom são os com maior capacidade de armazenamento de líquidos, e comprei 6 absorventes de moletom de 8 camadas para testar. Na primeira noite que usei o absorvente de moletom 8 camadas com uma das fraldas envelope, não tivemos vazamento, e eu fiquei muito feliz, achando que tinha resolvido o problema. Mas já na segunda noite, a fralda vazou... Tentei então a estratégia do absorvente pequeno de melton por fora do envelope da fralda (em conjunto com o absorvente de moletom, por dentro do envelope), mas a fralda ficou simplesmente enorme desse jeito, muito ruim pra vestir no Nícolas, e com um espaço enorme entre o elástico da lateral e a perninha dele. E mesmo com essa configuração, tinha noites que a fralda vazava...
Até que comecei a perceber que a fralda vazava, mas o absorvente não ficava encharcado... Na realidade, ele ficava quase seco. Aí me deu o estalo, e resolvi conferir se as minhas fraldas não estariam impermeabilizadas. Fiz o teste e... estavam!!! Praticamente todas!!!!
Não sei o que causou a impermeabilização... se foi muito sabão, se por acaso na creche eles usaram a pomada errada, ou sei lá qual fator... Só sei que elas estavam totalmente impermeabilizadas, e dessa forma seria realmente difícil absorver o xixi... Fiquei bem chateada com essa situação. Tentei fazer lavagens com shampoo anti-resíduos, mas na realidade não resolveu meu problema milagrosamente, como eu esperava que fosse... Até hoje ainda estou tentando resolver o problema da impermeabilização. Já não estão mais tão ruins quanto antes, mas também não estão com sua capacidade total de absorção...
Mas voltando ao problema específico dos vazamento noturnos (e alguns diurnos também), nesse ponto eu já estava bastante chateada de praticamente todos os dias a fralda vazar, e nos dias que estávamos mais cansados até começamos a usar fraldas descartáveis. Cheguei a cogitar em desistir de usar fralda de pano durante a noite, mas antes de tomar essa medida extrema, tentei uma última estratégia: mudar as fraldas. Comprei então 3 fraldas de marcas diferentes, chinesas, e também comprei 6 fraldas da Nós e o Davi com o interior em microsoft, e não mais em dry-fit, como eram as que eu tinha comprado anteriormente.
Para minha grande alegria, essas novas fraldas da Nós e o Davi, com interior em microsoft, associadas aos absorventes de moletom, resolveram os problemas de vazamento!!! Depois disso, esses episódios se tornaram raridade, e quando acontecem é porque não conseguimos vestir a fralda de maneira correta, por o Nícolas ter ficado se contorcendo na hora de vestir.
Na hora de comprar, tive a ótima ideia (modéstia à parte) de comprar as fraldas para a noite (interior em microsoft) todas em cores lisas, sem estampas. Dessa forma, fica muito fácil para diferenciarmos quais são para usar de noite (as lisas) e quais são para usar de dia (as que eu já tinha anteriormente, todas estampadas, exceto uma que eu havia comprado lisa).
Sobre as três fraldas chinesas, eu amei elas (mais até que as da Nós e o Davi), mas vou deixar pra falar mais disso em um post futuro.
Por irônico que possa parecer, depois de toda essa novela com os vazamentos, hoje já não precisamos mais vestir as fraldas noturnas pro Nícolas dormir. Nesse último mês ele reduziu bastante o número e duração das mamadas noturnas, então diminuiu bastante a quantidade de xixi que ele faz durante a noite. Agora podemos deixar ele dormir com a fralda AIO que veio vestido da creche (colocada mais ou menos às 18h00), e ela dura tranquilamente até o dia seguinte... Mas de toda forma, valeu ter comprado as fraldas noturnas, porque já me avisaram que quando os dentes começarem a nascer, ele vai voltar a mamar bastante, e vai aumentar o volume de xixi. Aí já estaremos preparados pra passar por essa nova fase sem os malditos vazamentos...
**EDIT: Pouco depois de eu publicar esse post, Nícolas voltou a fazer bastante xixi durante a noite, ainda mais do que antes, e voltamos a sofrer com os vazamentos noturnos, mesmo com as fraldas com interior em microsoft e os absorventes de moletom de 8 camadas.
Essa última noite fiz mais um teste: além do absorvente de moletom 8 camadas, adicionei um absorvente de cânhamo, que uma amiga me presenteou (dizem que é o que mais "segura" xixi, mais até que o de moletom, diferente do que me falou a revendedora). O recheio ficou enorme, e pra conseguir vestir direito no Nícolas, tive que abrir totalmente os botões de ajuste, configurando a fralda para "tamanho G". Feito isso, para minha grande alegria, não tivemos vazamentos essa noite!! Estou torcendo para continuar assim.
Posts relacionados:
Resumo de um ano de Fraldas de Pano (parte 1): O início
Resumo de um ano de Fraldas de Pano (parte 2): Mau cheiro nas fraldas
Resumo de um ano de Fraldas de Pano (parte 4): Situação atual e algumas comparações
Nenhum comentário:
Postar um comentário