quarta-feira, 15 de agosto de 2018

Estimulem seus meninos a brincarem com bonecas



No último domingo comemoramos o dia dos pais. E a cada ano que a data se repete, vemos mais e mais discussões a respeito do papel do pai na vida da criança.
Afinal de contas, ser pai é somente doar material genético pra "fazer" um filho? As obrigações do pai se resumem a pagar pensão e levar pra passear um fim de semana sim e outro não? Ou então morar na mesma casa, mas deixar a maior parte do trabalho da criação nas mãos da mãe?
Felizmente cada vez mais homens e mulheres se conscientizam que o papel do pai vai além de "ajudar" a mãe. Pai é responsável, tanto quanto a mãe, pela criação dos filhos, e como tal deve assumir de forma igualitária todas as responsabilidades que a criação de um ser-humano traz.
Ser mãe ainda é muito difícil, e ser pai ainda é muito glamourizado (enquanto a mãe precisa fazer um esforço sobre-humano para ser considerada "razoável", qualquer mínimo esforço do pai é visto como um ato heróico). Mas isso está mudando, e acredito que a uma velocidade relativamente rápida! Ótima notícia para todos!

Mas como pano de fundo dessa transformação, existe algo que muitas vezes as pessoas não fazem conexão: meninos brincando com bonecas. Ainda existem (muitas) pessoas que dizem que é um absurdo meninos brincando de bonecas, que isso é coisa de menina, que vai atrapalhar o desenvolvimento da "masculinidade" do garoto, e várias outras baboseiras preconceituosas e sexistas.
Oras, crianças aprendem sobre o mundo brincando. Não à toa Maria Montessori chamou o brincar de "trabalho da criança". Quando uma menina nina uma boneca, dá comidinha e cuida dela, está simulando as atividades que possivelmente exercerá na vida adulta, caso se torne mãe. E, pela mesma lógica, quando um menino nina uma boneca, dá comidinha e cuida dela, está simulando as atividades que possivelmente exercerá na vida adulta, caso se torne pai. Nada mais simples e lógico que isso.

Não faz sentido proibir um menino de cuidar de um bebê (boneca), porque isso é "coisa de menina", e depois esperar que esse mesmo menino, quando adulto, entenda que cuidar de um bebê (seu filho)  não é tarefa exclusiva de mulher. São coisas antagônicas.
Por isso, se eu pudesse dar um conselho para os pais, tios, avós de meninos, certamente seria: Presenteie seus filhos, sobrinhos e netos com uma boneca. Você o estará ajudando a entender que cuidar do bebê também é um "trabalho de homem", e o estará ajudando a se tornar um PAI de verdade.


Nenhum comentário:

Postar um comentário