Há mais de um ano publiquei o primeiro post falando sobre ações que comecei a tomar para preparar o Nícolas para o desmame. Como eu contei, não havia pressa nenhuma da minha parte naquele momento; eu só queria ir preparando o terreno aos poucos para que, quando eu decidisse desmamar, acontecesse da forma mais tranquila possível.
Depois que descobri que estava grávida novamente, decidi então fazer o desmame, como expliquei aqui. Começamos com o desmame noturno (amamentar de madrugada era algo que estava me cansando demais), que aconteceu super bem, de forma bem mais tranquila do que eu imaginei que seria. Então, depois de termos sucesso no desmame noturno, decidi desistir de fazer o desmame total naquele momento e fui levando as coisas de maneira calma. Como em fevereiro de 2021 a creche voltaria a funcionar o dia inteiro, resolvi esperar pra ver como as coisas ficariam. Como naturalmente ele já passaria o dia inteiro sem mamar, por estar longe de mim, imaginei que seria mais fácil esperar esse momento do que forçar o desmame sendo que passaríamos várias horas juntos em casa todos os dias.
Quando a creche voltou a funcionar o dia todo, já notei uma grande diferença de atitude nele: antes da quarentena, quando ele chegava da creche a primeira coisa que ele queria assim que me via, era mamar. Agora ele já não fazia mais isso; quando chegava em casa ele comia alguma coisa, brincava um pouco, tomava banho, e só na hora de dormir é que me pedia para mamar.
Aos fins de semana ele ainda me pedia para mamar com mais frequência durante qualquer hora do dia, mas por volta das 20 semanas de gestação ele naturalmente diminuiu bastante as mamadas (foi exatamente quando percebi que meu leite mudou, ficando mais aguado, salgado e em menor quantidade - coincidiu também com o momento que eu decidi parar de ser doadora de leite, pois já não conseguia extrair quase nada). Então chegamos ao ponto em que ele só mamava quando queria dormir (tanto de noite quanto nas sonecas da tarde aos finais de semana), e assim que acordava.
Então há algumas semanas (não lembro mais quando foi exatamente) decidi tomar mais um passo em direção ao desmame: combinei com o Nícolas que ele não mamaria mais quando acordasse, somente quando fosse dormir. E, para meu espanto, ele entendeu e aceitou numa boa!! No primeiro dia assim que acordou ele me pediu pra mamar, e aí eu falei: "mamar não, vamos ficar de preguicinha na cama", e comecei a abraça-lo e beijá-lo. E ele aceitou super bem!! Percebi que a amamentação assim que acordava era muito mais pelo carinho trocado do que pelo leite. Alguns dias ele ainda acorda pedindo pra mamar, mas eu só falo que ele não mama mais quando amanhece, e ele aceita tranquilamente. Não houve nada de choro ou tristeza da parte dele para esse "desmame matinal". Aos fins de semana, quando ele vai dar a sonequinha da tarde, ele normalmente ainda pede pra mamar. Eu digo que não, e algumas vezes ele aceita. Outras vezes - acredito que quando esteja mais sonolento - ele insiste e aí eu acabo deixando (já que não tenho pressa pro desmame, não tenho que fazer isso de uma forma dolorida pra ele). Mas de maneira geral, atualmente ele está mamando somente de noite, para dormir.
E sem forçar muito a barra, comecei a fazer mais uma coisa para atingirmos o desmame total: tenho tentado evitar que ele adormeça mamando. Então quando ele pede pra mamar para dormir, eu me deito ao lado dele e deixo que mame. Mas antes que ele adormeça, eu tiro o peito, digo que ele já está com a barriguinha cheia e peço pra ele deixar o peito descansar. Algumas vezes ele insiste em mamar até adormecer, e eu deixo. Mas na maior parte das vezes ele aceita, se vira e dorme enquanto eu nino ou canto pra ele.
Então ontem, pela primeira vez, ele passou o dia inteiro sem mamar e - mais importante - sem pedir para mamar!! Quando acordou, se levantou e foi tomar seu café-da-manhã (que geralmente é banana amassada com pasta de amendoim e chia), e de noite também não pediu para mamar!! Parte disso se deve ao fato de ele ter ganhado um ônibus de presente, que ele adorou!! Então na hora que sentiu sono, me chamou para a cama e se deitou comigo, mas colocou o ônibus (enorme) entre nós dois, e ficou lá deitado fazendo carinho no ônibus, sem pedir pra mamar. Depois resolveu sair da cama, foi pro sofá e ficou abraçado com o ônibus, assistindo TV até adormecer (não é hábito deixarmos ele adormecer na TV, mas como eu estava querendo ver se ele iria realmente dormir sem mamar nenhum pouquinho, resolvi não interferir). E assim adormeceu. Hoje quando acordou, também não me pediu para mamar. Então a última vez que ele mamou (e melhor, que ele pediu para mamar) foi antes de ontem de noite.
Estou achando ótimo, e torcendo para que ele não peça mais, e finalmente termos chegado ao desmame.
Primeiro, porque não vou negar que vou achar bom ter uma pausa de algumas semanas sem amamentar, até que o próximo bebê nasça (já estou com 36 semanas de gestação, agora falta bem pouco pra retornar a maratona de amamentação de RN).
Segundo, porque vai ser um alívio pra mim ele estar desmamado quando eu for pra maternidade parir; vai ser uma coisa a menos para ele estranhar quando tiver que dormir longe de mim.
E terceiro, porque se este tiver sido o fim, foi da forma mais gentil que poderia ter acontecido. Com interferências da minha parte, sim, mas guiado por ele.
Hoje de noite vou ter minha resposta (se ele vai pedir para mamar antes de dormir ou não). Não quero criar muita expectativa em cima disso, mas to torcendo bastante pra termos alcançado, juntos, esse marco.
EDIT: Ele não desmamou.
EDIT 2: Ele desmamou mais de 2 anos depois, em Junho de 2023.
Nenhum comentário:
Postar um comentário