O primeiro dentinho do Nícolas começou a nascer quando ele estava com 1 ano e 3 meses. Demorou bastante, já que na maioria dos bebês isso acontece em torno do sexto mês de vida... Por esse motivo, demoramos pra começar a escovar os dentes dele, e acredito que por isso ele não acostumou e simplesmente odeia que façamos isso... Ele até gosta do ato de escovar os dentes; sempre que nos vê escovando, pede a sua escovinha de dentes e começa a escovar também. Mas ele quer escovar sozinho, não aceita "ajuda"... Durante algum tempo insistimos nesse assunto e tentamos algumas formas de convencê-lo a nos deixar auxiliar. Mas ele é bem firme em suas decisões, então há algum tempo desistimos dessa "guerra" e ficamos meio relapsos quanto à saúde bucal dele (não me orgulho disso, mas em nossa defesa lembro que estamos passando por uma pandemia e muito estresse associado à mudança de rotina e quarentena, além de outros assuntos ainda mais estressantes relacionados à guarda da minha enteada). Claro que a escovação dele não é boa o suficiente, e por isso começaram a aparecer manchinhas brancas nos dentes dele.
Marcamos então a primeira consulta a um dentista. Já deveríamos ter ido antes, mas por conta da pandemia adiamos essa ida até quando achamos que era absolutamente necessário. A consulta foi há exatamente uma semana, e não podemos dizer que foi um sucesso... O dentista tentou "fazer amizade" e "ganhar a confiança" do Nícolas, mas não rolou... Tivemos que segurá-lo à força para que ele pudesse ser examinado, e depois para realização da limpeza.
Ele não apresenta nenhuma cárie (ainda bem!!!), mas essas manchas brancas são um sinal de desmineralização, que podem evoluir para cáries. Fomos orientados pelo dentista a fazer o que já sabíamos que deveríamos estar fazendo há tempos: escovar os dentes do Nícolas à força. Então agora estamos fazendo isso: eu seguro ele deitado na cama e o pai escova os dentes dele, que se debate, grita e chora bastante durante esse processo...
Não me sinto nem um pouco bem fazendo isso... Acredito que devemos ensinar às crianças sobre consentimento respeitando, primeiramente, seus corpinhos... Mas como é pro bem dele, seguimos fazendo, e vamos fazer até que ele aprenda a escovar seus dentes satisfatoriamente bem sozinho. Eu sempre explico pra ele que nós não gostamos de fazer isso à força, que eu sei que é ruim, mas que fazemos porque ele é pequenininho e não consegue limpar sozinho... E explico que os dentinhos tem que ser escovados pra não dar "bichinhos"... Espero que ele entenda e se acostume, e esse deixe de ser um momento horrível para todos nós.
Além da escovação, também fomos orientados a acabar com as mamadas noturnas... Sei que essa orientação é polêmica (alguns estudos demonstram que leite materno não causa cáries), mas como isso já era algo que eu vinha planejando fazer, pois já estou bastante cansada de não ter uma noite contínua de sono, esse foi o "empurrãozinho" que faltava pra tomarmos a decisão final. Estamos no processo de desmame noturno, mas vou falar sobre isso em outro post.
Nenhum comentário:
Postar um comentário