terça-feira, 13 de outubro de 2020

O menino que gosta de sereias


Vi um dia desses uma matéria sobre "amor e superação de preconceito" de uma família. Se tratava de um garotinho que desde bem pequeno demonstrava que gostava de bonecas, princesas, sereias e outras "coisas de menina". Os pais diziam que antes não aceitavam, proibiam ele de brincar com os brinquedos de menina, mas depois resolveram apoiar o filho e permitir que ele fosse quem ele é de verdade... E aí a foto que ilustra a matéria é o garoto super feliz vestido com uma fantasia de sereia e abraçando uma boneca, como se isso fosse a prova que o amor da família venceu a "anomalia" que aquele garotinho representa...

Poderia ser uma história bonita, se não fosse cheia de erros potencialmente perigosos. Me explico: O grande erro dessa história é associar bonecas, princesas e sereias a "coisas de menina". Essa divisão entre "coisas de menina" e "coisas de menino" não é uma separação natural, e sim construção social, os ditos "papéis de gênero". Não existe nenhuma razão biológica para dizer que "meninas gostam de sereias" e "meninos gostam de dinossauros". Isso é uma criação da nossa sociedade, na expectativa de padronizar comportamentos, onde meninas (e mulheres) são "românticas, graciosas, delicadas e fúteis"  enquanto meninos (e homens) são "insensíveis, fortes, corajosos e rudes". 

Existem pessoas que, por mera coincidência, se encaixam perfeitamente a esses papéis, fazendo-os parecerem naturais. Algumas pessoas ficam só um pouquinho de fora e então com um pequeno esforço se adequam à "forma perfeita", e suas "imperfeições" nem são notadas. Outras extrapolam um pouquinho mais, e acabam sendo consideradas apenas "diferentes", sem que isso represente um problema (como a mulher excêntrica que prefere assistir futebol a fazer compras, ou o homem excêntrico que prefere olhar as estrelas a tomar cerveja). Mas existem pessoas que simplesmente são tão diferentes desses papéis de gênero impostos, que qualquer um que olhe pode notar... É o caso do menino da reportagem, que ao invés de gostar de lutas e carros, prefere ouvir histórias de princesas e se vestir de sereia...

E o grande perigo de toda essa história é que, por não se sentir encaixado ao papel falacioso do que é "ser um menino", esse garoto comece a suspeitar que talvez ele não seja um menino, e sim uma menina. E comece a acreditar que existe algo de errado com ele. E comece a odiar seu corpo. E comece a tomar hormônios e a se mutilar, na tentativa insana de, uma vez que não consegue mudar seu comportamento para se encaixar ao papel do que é "ser um menino", mudar seu corpo para se encaixar ao papel do que é "ser uma menina", e finalmente se sentir pertencente a essa sociedade sexista binária. 

Existem tantas famílias atualmente sendo enganadas por essa lorota de "papéis de gênero", acreditando que suas crianças são "defeituosas" porque não atendem às expectativas da sociedade sobre seu gênero, quando, na realidade, suas crianças são perfeitas, e as expectativas é que são defeituosas. 

Se eu pudesse falar algo para esse menino que gosta de sereias, seria: "Querido menino que gosta de sereias: sereias são maravilhosas!! São seres incríveis com uma vida incrível, e eu também as adoro. Não existe absolutamente nada de errado em gostar de sereias, em gostar de bonecas, em gostar de princesas. Cada pessoa é única, e essa é a beleza da vida. Alguns meninos gostam de dinossauros, outros gostam de sereias, outros gostam de carros, outros gostam de gatinhos. Alguns gostam de brincar de futebol, outros preferem pular corda, outros gostam de vídeo-game e outros gostam de bonecas. E não existe nada de errado com nenhum deles. Todos são meninos absolutamente normais e absolutamente perfeitos. Você é um menino lindo e perfeito. Nunca deixe que alguém diga que existe algo de errado com você porque você gosta de sereias; errado está quem acha que pode condenar a sua forma de ver a vida, a sua forma de sentir o mundo, os seus gostos e seu jeito. Seu corpo é sua casa, é seu templo, é o que te permite viver e experimentar o mundo, e é igualmente perfeito. Em algum momento podem aparecer pessoas querendo te "ajudar", te dando a entender que seu corpo tem alguma falha, e oferecendo remédios e cirurgias para consertá-lo. Não dê ouvidos a elas. Seu corpo não tem nenhum problema. Gostar de sereias não é sintoma de nenhuma doença, não é sinal de nenhum defeito. Se ame, acima de tudo. E siga sonhando e brincando com sereias, menino perfeito.

Nenhum comentário:

Postar um comentário