sexta-feira, 5 de junho de 2020

Brinquedos que valem a pena - parte 2


Continuando a reflexão iniciada aqui, o segundo caso que eu acho interessante adquirir brinquedos é quando ele serve para estimular ou reforçar valores que deseja-se que a criança adquira.

Como é bem sabido, na nossa sociedade existe um apelo muito forte para a separação de atividades entre "masculinas" e "femininas". E essa divisão começa a ser ensinada desde cedo para as crianças, na inocente forma de brinquedos.
Meninas brincam com bonecas e eletrodomésticos, em uma clara mensagem que é exclusivamente delas a responsabilidade de cuidar das crianças e da manutenção da casa. Enquanto isso, meninos se mantém alheios a essas atividades, e brincam somente com carrinhos, bolas, ferramentas...
Acho importantíssimo quebrar esse padrão, então busco sempre mostrar para o meu menininho que ele não precisa se limitar a uma gama de cores e objetos por ser um menino. E uso brinquedos para reforçar isso.

O primeiro brinquedo que dei a ele com esse objetivo foi uma pelúcia da pantera-cor-de-rosa, para que ele tenha um exemplo claro, todos os dias, que rosa não é uma cor exclusivamente de meninas.
Também, ele ganhou o conjunto de vassourinha e rodinho dos meus pais, e eu acheimaravilhoso. Da mesma forma que ele vê o pai varrendo e limpando o chão (e não passa a ser "menos homem" por isso), também ele vai ter oportunidade de realizar esse tipo de atividade, de maneira lúdica. Enquanto brinca, ele vai reforçando nele mesmo a ideia que cuidar da higiene do local onde se vive é obrigação de todos, independente do sexo.
E, por fim, comprei uma bonequinha linda para ele, mas que ainda não chegou (comprei no Mercado Livre e vamos receber em casa). Na realidade é um conjunto de 3 bonequinhas "trigêmeas" negras, que comprei junto da mãe da minha afilhada mais velha. O Nícolas vai ficar com uma bonequinha, e cada uma das minhas afilhadas vai ficar com uma das outras duas.

Adorei a bonequinha, porque além de ensinar pra ele que homem é, sim, responsável pelos cuidados com os bebês (talvez algum dia ele seja pai, e vai ser ótimo ele ter essa noção), também vai servir como uma ferramenta contra o racismo.
Na minha época praticamente só víamos bonecas loiras dos olhos azuis. As raras bonecas negras que existiam, costumavam ser bem feias. Talvez Certamente daí que vem essa ideia torta que bebês bonitos são do esteriótipo "bebês Johnson": brancos, loiros, de olhos claros. Ter uma bonequinha linda, negra e com cachinhos encantadores vai ajudá-lo a perceber que a beleza pode se apresentar com diversas formas e cores.

Nenhum comentário:

Postar um comentário