quinta-feira, 27 de outubro de 2022

Rotina final de cuidados das fraldas do Nícolas

Antes do Nícolas nascer, falei sobre minha decisão de usar fraldas de pano com ele. Quando ele estava com 1 ano de idade, fiz uma série de 4 posts contando sobre a experiência com as fraldas de pano modernas, aqui: Parte 1Parte 2Parte 3Parte 4.
Depois, ainda falei um pouco sobre os contornos, que começamos a usar para as noites após eu ter escrito a parte 4. 

De lá pra cá, muita coisa mudou na nossa rotina com as fraldas. Vou falar sobre os pontos que achei mais positivos da minha experiência, que é o que eu sugeriria alguém fazer, se fosse começar a usar as fraldas de pano do zero. Vou focar mais na rotina das fraldas do Nícolas, pois nem sempre a rotina de manutenção das fraldas foi igual para ambos os meninos. Algumas vezes eu acabava passando algumas coisas que não estavam funcionando muito bem com o Nícolas pro Vinícius, para aproveitar o que já tínhamos adquirido - foi o caso quando decidi não usar mais as fraldas AIO no Nícolas, e em vez de descartá-las, deixei para uso do Vinícius, mas que se não as tivéssemos, não iríamos comprar para usar com ele.

Resumidamente, depois de experimentar algumas soluções diferentes, escolhi as duas que funcionavam melhor pra nossa rotina, e adotei com o Nícolas:
De dia, ele usava fralda de bolso (a grande maioria da marca Nós e o Davi, mas tínhamos algumas outras de outras marcas também) com dois absorventes, um de moletom 6 camadas e outro de meltom 4 camadas. Aboli as AIO de seu enxoval. Como comentei, passei a usar as AIO que já tínhamos com o Vinícius, e depois de um tempo doei para uma pessoa que estava precisando de fraldas.
De noite, ele usava (e ainda usa, pois o desfralde noturno ainda não aconteceu) fralda ajustada da Fio da Terra com um absorvente de meltom 8 camadas, e por cima um shortinho ou calça de soft. Esses shortinhos e calças são excelentes, e por serem bem maiores que as capas, cobrem totalmente as ajustadas, evitando vazamento por contato com roupa ou lençol. Os contornos que havíamos comprado antes para Nícolas usar de noite, também passei para o Vinícius. A grande diferença das ajustadas pros contornos, é que elas têm botões de ajuste enquanto os contornos não têm, então fica mais fácil vestir, e também são maiores.

Como não estávamos mais usando AIO, fiz uma alteração na rotina de lavagem que eu já queria ter feito há bastante tempo, mas não era possível: passei a lavar capas e absorventes separadamente. A grande vantagem dessa mudança, foi que dessa forma eu podia lavar os absorventes com água quente, e também usar a secadora depois, o que deixa os absorventes mais macios, e com menos cheiro residual. Ainda, comprei vários absorventes extras (nem sei exatamente quantos temos agora), então passei a fazer lavagem dos absorventes do Nícolas 1 ou 2 vezes na semana somente. As capas por sua vez, eu passei a lavar junto de outras roupas da casa, principalmente toalhas. Então primeiro fazia uma lavagem rápida só com água nas capas sozinhas, pra tirar algum excesso de fezes, e depois colocava as toalhas junto na máquina e fazia uma lavagem normal, com sabão. Como as capas não absorvem de fato fezes e urina, então essa lavagem normal já é o suficiente para que fiquem bem limpas. Isso diminuiu o número de vezes que precisávamos usar a máquina de lavar por semana, já que a lavagem das capas acontecia quando outras roupas já seriam lavadas mesmo. 

Recentemente o Nícolas desfraldou de dia. Eventualmente ainda vestimos fralda nele, como por exemplo se vamos em algum local em que sabemos que não haverá banheiro de fácil acesso e limpo, ou quando ele vai pra aula de violino em seguida à aula de natação. Mas no geral, ele não usa mais fralda durante o dia. Para noite, ainda usamos a solução noturna que falei acima. 

 Acredito que ao longo desses 4 anos, Nícolas usou fraldas de panos de 90 a 95% do tempo; em algumas situações específicas usamos descartáveis, como quando ele estava com muita diarréia, ou quando estava assado e precisava usar pomada de tratamento, ou ainda em algumas poucas vezes em que esquecíamos de levar a bolsa de fralda quando saíamos, e aí tínhamos que correr em uma farmácia para comprar as descartáveis. Mas nossa primeira opção sempre era usar as fraldas de pano, e até mesmo em viagens conseguimos levá-las.
Por alto, nesses quase 4 anos em que Nícolas usou fraldas, creio que economizamos entre R$5000,00 e R$7000,00 por termos optado pelas fraldas de pano ao invés de fraldas descartáveis. E deixamos de jogar fora cerca de 10.000 fraldas, que levariam muitos anos para se decompor em aterros sanitários. Agora ainda estamos reaproveitando as fraldas que foram do Nícolas no Vinícius, e depois que Vinícius também desfraldar, poderemos doar para uma família que não tenha condições de comprar fraldas pro seu bebê. 
Fico feliz e tenho orgulho de poder dizer que usamos fraldas de pano no nosso menino desde o primeiro dia até o desfralde. E agora seguimos ainda com o Vinícius. Acho que quando ele também desfraldar, vou até sentir saudade de cuidar das fraldinhas... rsrs 

Nenhum comentário:

Postar um comentário