Como eu falei na parte 3 do Resumo de um ano de Fraldas de Panos que escrevi, por volta dos 8 ou 9 meses do Nícolas começaram a ocorrer os vazamentos noturnos. Isso se deu tanto pelo fato das fraldas estarem impermeabilizadas, como relatei, como pelo aumento significativo da quantidade de xixi, o que é totalmente normal nessa fase.
Fiz vários testes de combinações de absorventes que aguentassem a noite toda, e tivemos altos e baixos nesse processo. Quando acabei de escrever a última parte do Resumo (parte 4), eu estava razoavelmente satisfeita com o desempenho da combinação de absorventes que estávamos usando de noite, mas pouco tempo depois os vazamentos recomeçaram. Quando isso aconteceu, ficamos realmente decepcionados, e estávamos prontos para começar a usar fraldas descartáveis durante as noites, mas aí descobri sobres os contornos em um grupo de whatsapp sobre fraldas de pano que eu participei por um tempo.
Para quem não sabe, os contornos são absorventes enormes, do formato de uma fralda mesmo, mas sem a parte impermeável. Eles são bem mais caros do que os absorventes comuns, mas a capacidade de retenção de urina é realmente muito maior.
Fui no site Morada da Floresta e comprei cinco. E o que posso dizer é que foi a única coisa que resolveu os problemas de vazamentos noturnos que vínhamos enfrentando.
Hoje o Nícolas usa durante a noite uma fralda com interior em microsoft da Nós e o Davi com um absorvente de moletom 8 camadas no bolso e um contorno. Essa combinação dura umas 10 horas sem vazamento, e retém mais urina do que uma fralda descartável top (Mamy Poko azul escura).
Por ter essa quantidade enorme de recheio, a fralda fica realmente enorme; temos que deixá-la no ajuste G (as que ele usa durante o dia, ainda estão no ajuste M). Mas como o contorno tem elástico nas laterais, mesmo que o elástico da fralda não fique cavadinho devido ao enorme volume dela, o elástico do contorno fica bem justinho da virilha, então o xixi não vaza por essa abertura como ocorria quando a fralda estava bem volumosa só com absorventes comuns.
Estou realmente muito satisfeita. Mas mesmo assim, se fosse hoje eu não voltaria a comprar os contornos; ao invés disso, eu compraria o que chamam de "ajustadas" ou "fitted". No fundo são praticamente a mesma coisa, sendo a única diferença o fato que os contornos não tem botões, enquanto as ajustadas tem. Assim, na hora de vestir, as ajustadas são colocadas da mesma maneira que uma fralda de pano comum, e depois deve-se vestir uma fralda por cima (com ou sem absorvente no bolso) para garantir a impermeabilização. Já os contornos, por não terem botões nem nada que os prenda, só ficam fixos no corpo do bebê porque as fraldas os seguram. Então a hora de colocar é um pouquinho mais complicada: o bebê tem que ficar imóvel (ou se mexer bem pouco) durante a troca, para que o contorno fique no lugar certinho. Como o Nícolas não tem paciência para trocas de fralda, eu sempre deixo para colocar a fralda noturna após ele já estar dormindo, o que me rouba algum tempo de sono. Ao invés de relaxar e dormir enquanto ele está dando a mamada do sono dele, eu preciso ficar acordada aguardando ele acabar e largar o seio para só então vestir a fralda noturna e finalmente poder dormir. Para quem está com sono atrasado há quase dois anos, esses minutos perdidos diariamente são realmente valiosos...
Nenhum comentário:
Postar um comentário