quarta-feira, 24 de julho de 2024

3 anos do Vinícius (parte 2 - planejamento e preparativos)

{ ... continuação de 3 anos do Vinícius - parte 1  }

Uma vez definido que a festinha seria no Jardim Botânico, comecei o planejamento e os preparativos.

Como o espaço é público e não há como reservar mesas, me planejei para chegar ao parque assim que abrisse (9h00) para poder pegar uma mesa e marquei a festinha para iniciar 9h15. Me atrasei um pouco para chegar (de 5 a 10min), e quase fiquei sem mesa! A sorte foi que meu primo chegou antes, e reservou a última mesa que ainda estava disponível!!

Como já mencionei antes, a minha parte favorita de qualquer festa infantil é a decoração. Eu adoro pesquisar para me inspirar, criar e executar os enfeites e detalhes da festa. Para essa festinha, meu maior foco era que fosse simples mas charmosa, com um custo relativamente baixo. E como o tema era "Toy Story", decidi usar os próprios bonecos dos meninos na decoração... Já tínhamos em casa um Cabeça de Batata, um Buzz e um Woody. Aí aproveitei a oportunidade pra comprar mais 2 personagens dos filmes (os meninos já haviam pedido mesmo), que foram o porquinho cofrinho e o cavalo, Bala no Alvo. Por pura sorte, um dia fomos a uma festa junina e havia um Alien do filme como "prêmio" na barraca da pescaria. Meu marido nem pensou duas vezes e pegou. E pra dar um "tchans", comprei uma toalha grande do tema do filme e essa foi a decoração da "mesa principal" da festa, que primeiro serviu para apoiar as comidas, e depois tirei tudo de cima e coloquei os bolos e docinhos, pra "hora do parabéns".

Como era um piquenique no parque, levei 10 toalhas de mesa quadradas pequenas que tenho (foram as mesmas que comprei pra festa de 1 aninho do Nícolas e já usei por diversas vezes em festinhas dos meninos) pra esticar no chão. E como eu adoro detalhes, resolvi fazer pesos pra pôr nas pontas das toalhas de chão. Assim, criei um modelo de "peso de porta" de Alien, e como seriam 10 toalhas, me desafiei fazer 40 deles!!! Minha irmã me ajudou, e até a véspera da festa, conseguimos fazer 34 aliens. Os outros 6 foram feitos durante a festa, por alguns convidados (hahaha)

Para as comidas, tentei facilitar ao máximo, encomendando a maior parte e dando prioridade pra porções individuais e coisas que podiam ser consumidas sem necessidade de pratos e talheres. Foi:
- mini pão-pizza vegano: encomendei de um restaurante que adoro. Já havia comprado para outras ocasiões, e sempre fazem sucesso. Tive que pegá-los na sexta-feira de tarde (o restaurante não abre aos sábados, e domingo só me entregaria após as 9h00) e no domingo acordei cedo para aquecê-los antes da hora da festa.
- pão de queijo vegano: esses peguei em outro restaurante, cujo dono é nosso amigo. Minha irmã foi buscar no próprio domingo, por volta de 8h30, antes da hora da festa.
- milho verde cozido em rodelas: minha irmã comprou na Ceasa no sábado de tarde, 30 espigas de milho bem frescas. Cozinhei no sábado mesmo, e domingo de manhã aqueci. Comprei uma panela bem alta e grande, e usei tanto para aquecer no fogo, quanto para colocar os milhos na festa (deixei com água fervente, pra preservar mais tempo o calor)
- salada de frutas: comprei 80 potinhos de uma pessoa que faz e já distribui nas porções individuais (e lacradas).
- bolo: comprei bolo floresta-negra de um homem que é produtor de tortas veganas (deliciosas). Foi o mesmo que eu havia comprado para o aniversário de 1 ano do Nícolas. Como ele não faz mais tortas de tamanho grande, comprei 2.
- doces: encomendei 100 docinhos no mesmo restaurante que comprei os mini pão-pizza.
- sucos: comprei 90 garrafinhas de 180ml de suco Natural One, dos sabores uva, maça e laranja. Encontrei por acaso essas garrafinhas pequenas, e achei muito mais prático do que comprar garrafas grandes e ter que servir na hora de consumir.
- água de coco: encomendei 50 garrafinhas de 300ml de água de coco, com a mesma pessoa que fez as saladas de frutas.
- água saborizada: e por fim, fiz 6 litros de água saborizada, em uma suqueira que tenho. Coloquei maça verde, limão siciliano, gengibre e lima da pérsia com água gaseificada, e ficou bem gostoso.

Ainda tiveram as lembrancinhas. Inicialmente eu encomendei 40 "almofadinhas" variadas, dos personagens Buzz, Woody e Jessie, para serem entregues aos convidados ao final da festa, como é usual. Coloquei dentro de saquinhos de celofane transparente e amarrei com fitinhas coloridas, e ficaram bem charmosinhas.
Porém, após já ter efetuado a compra das almofadinhas, encontrei uma pessoa (no mesmo site, elo7) que fazia cavalinhos de pau do Bala no Alvo. Achei tão lindos, e não estavam caros (menos de R$ 10,00 cada um), que resolvi comprar para que as crianças pudessem brincar durante a festa mesmo. Se eu ainda não tivesse comprado as almofadinhas, os cavalinhos poderiam ter sido a única lembrancinha da festa, mas como só vi os cavalinhos depois, acabamos ficando com 2 lembrancinhas diferentes.

E pra finalizar, não poderia deixar de ter uma velinha. Como no Jardim Botânico é proibido fazer fogo (por motivos óbvios), não poderíamos ter a velinha tradicional, então comprei uma em formato de "3", mas com uma chama que acendia com LED. 

Esses foram os preparativos. No próximo post vou falar sobre a festinha.

Nenhum comentário:

Postar um comentário