sexta-feira, 17 de março de 2023

Fraldas de Pano do Vinícius

Como comentei no post anterior, as soluções que usamos com o Vinícius não foram exatamente as mesmas usadas com o Nícolas. Pela experiência que fomos tendo com o Nícolas, eu já sabia que algumas coisas funcionariam melhor que outras, e também quis testar soluções diferentes, que eu acreditava que seriam melhores.

Enquanto o Nícolas usou fraldas AIO TU da Nós e o Davi quando era recém-nascido, pro Vinícius eu resolvi usar fraldas ajustadas RN da marca Fio da Terra. Tínhamos ao todo 21 ajustadas que eu vestia com capas pocket TU Nós e o Davi por cima. No bolso da Pocket ainda colocava mais um absorvente de melton 4 camadas (fazendo uma dobra RN 6 camadas). Essa solução foi ótima, e eu fiquei até com pena quando as ajustadas RN começaram a ficar apertadas no Vinícius (ele foi um bebê grande, então usamos esses contornos apenas por 3 meses, mas ainda assim acho que valeu muito a pena).

Depois que ele parou de usar as ajustadas, passei a usar as fraldas AIO que outrora foram do Nícolas. Nesse ponto, eu já não achava mais a fralda AIO a melhor solução, pois já havia começado a higienizar capas e absorventes do Nícolas separadamente (o que me permitia lavar os absorventes com água quente), mas como já tínhamos as AIO, não quis desperdiçar. Durante um tempo eu preferia armazenar e lavar as fraldas dos dois filhos separadamente. Então tínhamos 3 recipientes para fraldas sujas: 1 de capas do Nícolas, 1 de absorventes do Nícolas e 1 para capas+absorventes+fraldas AIO do Vinícius. Ficamos assim por alguns meses (não me lembro exatamente quanto tempo), até que resolvi começar a armazenar e lavar as fraldas de ambos juntas. Quando isso aconteceu, aposentei de vez as AIO (doei para uma mulher que ia ter neném), de forma que as capas e absorventes do Vinícius passaram a ser lavadas junto das do Nícolas. 
Nessa época, o Nícolas usava fraldas de bolso da Nós e o Davi, e o Vinícius usava fraldas de diversas marcas (brasilieras: Afeto, Fraldadinhos, Bumbum de Pano, Kape; chinesas: Happy Flute, Elinphant, Little & Blomz) exceto as da Nós e o Davi, para conseguirmos diferenciar as fraldas de um e as do outro. Essas fraldas chinesas que o Vinícius usava, na realidade não eram nossas, e sim de uma amiga cuja filha havia desfraldada pouco antes do Vinícius nascer, e ela me emprestou.
Depois que o Nícolas desfraldou, devolvi as fraldas chinesas para essa amiga, e as da marca Nós e o Davi, que antes eram exclusivas do Nícolas, passaram a ser usadas pelo Vinícius.  Ainda hoje temos 2 fraldas que são maiores, da marca Bumbum de Pano, e essas eu deixo separadas, para em casos pontuais onde ainda coloco fralda no Nícolas (depois da aula de natação, por exemplo, ou para o caso de irmos a algum lugar em que sei que não haverá banheiro disponível).

Para a parte da noite, durante um tempo o Nícolas usava fraldas ajustadas da marca Fio da Terra TU e o Vinícius usava contornos da Morada da Floresta, que haviam ficado pequenos para o Nícolas. Por cima colocávamos capas pocket, com absorvente de meltom 8 camadas no bolso. Mas a partir de determinado momento, esses contornos ficaram pequenos pro Vinícius também, então comprei mais fraldas ajustadas Fio da Terra TU (hoje temos 10), e atualmente visto igualmente os dois meninos para dormir (ajustada Fio da Terra + absorvente de meltom ou moletom 8 camadas). Por cima deixamos de usar capas e comprei shortinhos e calças de pul e soft.

Nícolas já desfraldou completamente de dia, mas de noite ainda não apresenta sinais de desfralde. E pra nós está totalmente ok. Assim como esperamos pelo desfralde de dia no tempo dele, esperaremos também o da noite, e igualmente faremos com o Vinícius. Nunca tive pressa em me livrar das fraldas; pelo contrário, acredito que enquanto for uma necessidade deles, a fralda é uma grande facilidade pra gente. E sinceramente não entendo porque alguém prefere acordar durante a madrugada para forçar uma criança (que normalmente não quer levantar) a ir ao banheiro a vestir uma fralda e deixar essa criança dormir tranquilamente... Depois de tanto tempo desejando que meus meninos durmam uma noite inteira (Nícolas já dorme, Vinícius ainda não), eu que não vou ser louca de acordá-los de madrugada para obrigar a usar o sanitário. Fraldas existem pra isso, e sendo ecológicas então, só trazem benefícios. !!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário