segunda-feira, 11 de janeiro de 2021

Insegurança Materna


Sempre ouvi dizer que quando se está esperando o primeiro filho, é normal a mulher sentir insegurança sobre sua maternidade. Pensamentos como "será que serei uma boa mãe?", "será que vou dar conta?", "o que vai ser da minha vida daqui pra frente?" são muito comuns nessa fase.
Mas, na contramão dessa regra, eu nunca me senti insegura durante a gravidez do Nícolas. Eu sabia que muita coisa mudaria e que por mais que eu me preparasse, muita coisa sairia diferente do esperado. Mas de toda forma, eu sempre estive muito confiante que seria uma boa mãe e que tudo daria certo (por mais que o "certo real" fosse bem diferente do "certo ideal"). 

Mas ao contrário da minha primeira gestação, dessa vez a insegurança bateu forte por aqui. No início da gravidez, cheguei a chorar algumas vezes de medo. O Nícolas é um garotinho encantador, alegre, carinhoso, divertido e cheio de energia, e que adora estar perto da gente, brincando com a gente, interagindo sempre... Como eu vou conseguir dar atenção para ele, com um bebê recém-nascido em casa? E como vou conseguir dar atenção ao bebê recém-nascido, tendo que dividir a atenção com o Nícolas? 
Será que o Nícolas vai se sentir abandonado, substituído? Meu coração aperta só de imaginar isso... 
E será que eu serei uma mãe ruim pro novo bebezinho? Será que conseguirei dar tudo que dei ao Nícolas pra esse novo filho também? A culpa bate forte quando penso nisso...

Enfim, por enquanto não tenho respostas pra essas indagações. Espero de verdade conseguir ser uma ótima mãe para os meus dois bebês e que nenhum deles se sinta preterido ou abandonado... Mas por enquanto realmente não sei como isso vai acontecer... Talvez só vivendo na prática mesmo pra descobrir...



Nenhum comentário:

Postar um comentário