terça-feira, 29 de janeiro de 2019

Roupas para gestantes e lactantes



Em determinado momento da gravidez as roupas ficam apertadas, não tem como escapar. Mas encher o armário com roupas que seriam utilizadas por poucos meses não era uma opção pra mim. Como em tudo na minha vida, tentei utilizar o minimalismo pra me guiar na montagem do guarda-roupas durante a gestação.
Primeiro, eu usei ao máximo as roupas que eu já tinha. À medida que uma roupa não me servia mais, eu guardava em um lugar separado (numa gaveta separada, mas poderia ser na parte de cima do armário, numa mala, ou qualquer outro lugar), assim ficava à vista só o que ainda me servia, e era mais fácil decidir o que usar e ter noção de quanta roupa eu ainda tinha. Mas quando quase tudo não me cabia mais, tive que providenciar novos itens. Uma dica preciosa para essa hora foi: "Quando as roupas começarem a ficar apertadas e precisar comprar novas, compre roupas que facilitem a amamentação. Assim não será necessário comprar roupas para gravidez e depois do bebê nascer ter que refazer o guarda-roupas novamente". Outra ótima dica foi usar roupas emprestadas ou doadas de amigas que já estiveram grávidas.
Durante esse processo, fiz algumas boas e algumas más escolhas. Vou tentar resumir nesse post experiências para servir como guia para outras grávidas, ou para mim mesma, em uma futura gestação (quem sabe??)

Sobre o que adquiri:
- Sutiã de amamentação: Meus sutiãs ficaram apertados durante a gravidez, e eu tive que comprar novos. Quis seguir a dica de comprar logo roupas específicas para amamentação, mas nesse caso não foi uma boa escolha. Os seios ainda aumentam (MUITO) depois do parto, na apojadura. Eu não sabia disso, e por isso adquiri dois sutiãs caros de amamentação, mas que não me serviram mais depois que o bebê nasceu. Especificamente sutiãs, vale mais a pena comprar alguns baratos para usar somente durante a gravidez, e deixar para investir em bons sutiãs de amamentação somente depois da apojadura, que é quando você vai saber qual tamanho seus seios vão ficar.
- Calças e shorts: Ainda durante a gestação, adquiri duas calças de gestante (uma jeans escura que ganhei de uma amiga e uma legging preta que comprei) que foram coringas no meu guarda-roupas, e que eu usava quase o tempo todo, nos dias frios. Como na maior parte da minha gravidez o clima estava frio (passei muito tempo em Bogotá, e quando vim para o Brasil estávamos no inverno), resisti em comprar um short de gestante. Mas se ficasse grávida novamente, compraria um. Acabei comprando um short jeans após o nascimento do bebê, pois os shorts que eu já tinha ainda não cabem em mim.
- Saia e vestido envelope: A primeira roupa que comprei na gestação foi um vestido envelope. Depois, minha irmã me emprestou uma saia envelope dela. Para o período de gravidez foram bem úteis, mas não acredito que seja um modelo de roupa prática para quem tem bebê usar; fico imaginando a cena de um bebê curioso puxando o lacinho que amarra a roupa, e a mãe ficando pelada no meio da rua (e tendo que se recompor ao mesmo tempo que carrega um bebê no colo). A saia, devolvi pra minha irmã, e o vestido, já dei de presente pra uma amiga que está grávida. Eu já tinha essa idéia em mente, mas estava realmente precisando de um vestido, e esse foi o único que me cabia e estava a um preço acessível na loja de gestante que fui. Em uma futura gestação, eu não compraria esse tipo de roupa (somente usaria emprestadas), justamente por ser algo com "curta duração".
- Blusas de botão: Durante a gravidez comprei uma blusa de botão de manga comprida, e depois que o bebê nasceu comprei mais três (uma sem manga, uma de manga curta e uma de manga comprida), achando que seriam ótimas pra amamentar. Mas, na realidade, não foram uma boa aquisição. As blusas são fáceis para desabotoar, mas fechar os botões somente com uma mão (enquanto segura o bebê dormindo/arrotando/chorando com a outra mão) não é uma das tarefas mais fáceis de executar.
- Vestidos e blusas com decote em V e tecido mole: para mim essas são as roupas mais práticas para amamentar. Comprei quatro vestidos e duas blusas (e ganhei mais uma blusa da minha irmã) com decote em V e feitas de tecido mole, de forma que eu consigo oferecer o seio ao bebê sem precisar baixar a alça (puxo o decote para o lado, e consigo levantar o seio e colocá-lo para fora). São as roupas que eu mais estou gostando de usar. E foram todas compradas em lojas que não são específicas para gestantes/lactantes (já que essas costumam ter preços bem salgados). E, por serem roupas mais larguinhas e tecido elástico, são roupas que duram muito, e vou poder continuar usando mesmo depois que eu emagrecer e voltar ao meu peso original (espero que isso aconteça algum dia... hahaha)

Ps.: Sempre vejo em filmes grávidas vestindo macacões. Não sei quem inventou que macacão é roupa para grávida. Macacão é o pior tipo de roupa para usar banheiro, principalmente se for público. E grávidas precisam ir ao banheiro a cada 5min...

Nenhum comentário:

Postar um comentário