quarta-feira, 20 de março de 2024

Natal com Papai Noel


No natal de 2022 eu contei  que o Nícolas não conhecia a história do Papai Noel, e nem cumprimos o protocolo de dar presente de natal... Mas isso mudou em 2023, e nesse natal tivemos Papai Noel por aqui. 

Possivelmente ele escutou histórias sobre o assunto dos amigos da escola, e veio nos perguntar se Papai Noel existia. E eu dei várias respostas: primeiro eu disse que tinha gente que acreditava e gente que não acreditava. E ele continuou perguntando. Aí eu disse que era uma lenda, e ele continuou perguntando. Aí eu disse claramente que  não existia, mas ainda assim ele continuou perguntando. E aí eu percebi que ele queria acreditar no Noel, e não vi motivos para negar esse desejo dele. E então voltei a pergunta pra ele: "você acredita em Papai Noel?" no que ele afirmou que sim,  e então eu respondi: "se você acredita no Papai Noel, então o Papai Noel existe pra você". E ele se deu por satisfeito... rsrsrs

Esta vontade de acreditar possivelmente surgiu por ele ter visto a alegria dos amigos que são convictos da existência do bom velhinho, e quis vivenciar esta alegria também. E, embora eu não ache que seja ideal ficar inventando seres fantásticos pra crianças (eu sempre digo claramente que não existe dragão, sereia, fada, unicórnio, etc - mas reforço que existe/existiu a "versão real" dessas criaturas: dinossauro, golfinho, borboleta e pônei), neste caso a história não partiu de um adulto 'mentindo' pra uma criança, e sim dele mesmo. Portanto, não serei eu quem vai estragar essa fantasia que ele construiu.

E então, sabendo da história, o pedido de presente também aconteceu. Foi em um teatro interativo que fomos, em que as crianças tinham que "salvar a estrela de natal" em um cenário composto por vários ambientes, e no final o bom velhinho estava lá. Nícolas sentou ao seu lado e pediu um boneco do Buzz Light Year, pois desde então (e até hoje) os filmes do Toy Story tem sido sucesso por aqui.

Não fiquei insistindo na  história do Papai Noel, nem acrescentando detalhes. Mas compramos o Buzz Light Year (que depois de um tempo não agradou muito e rendeu uma longa história, que vou contar em outra oportunidade), embrulhamos e colocamos embaixo da árvore pra ser encontrado na manhã de natal. E quando recebeu o presente, ele falou muito feliz e muito convicto "Viu, viu? Eu sabia que o Papai Noel existia!! Eu sabia!!!"

Nenhum comentário:

Postar um comentário