quinta-feira, 6 de setembro de 2018

Carta para meu filho (Nícolas)



Ontem completamos 41 semanas de gestação, e esse período único em nossas vidas está chegando ao fim. Imagino seu rostinho de muitas formas diferentes, e acho cada um deles o rostinho mais encantador do mundo. Estou muito ansiosa pela sua chegada. Ao mesmo tempo, sei que irei sentir falta desse período mágico em que te tenho dentro de mim; em que sou sua casa e sua proteção, que te mantenho aquecido e alimentado. Você é tão meu agora - literalmente faz parte de mim - e depois que nascer, cada dia será um pouquinho menos meu e mais do mundo...

Tenho arrumado a casa pra te receber, e principalmente minha mente e meu coração. São muitas as expectativas em relação a mim mesma... Quero e vou fazer de tudo para ser a melhor mãe que eu puder ser para você. Quero ser um poço de doçura: aquela que você irá buscar sempre que quiser um carinho. Ao mesmo tempo quero ser uma fortaleza: aquela que você irá procurar sempre que tiver medo. Quero ser aquela com quem você poderá contar sem medo de julgamentos, mas também aquela que te ajudará a ver seus erros e apontará a direção para corrigi-los. Quero ser aquela que irá te confortar, mas também aquela que irá te incentivar a sair da sua zona de conforto. Quero ser aquela que irá te acolher, mas também que irá te educar. Enfim, quero ser aquela que estará sempre ao seu lado, te ajudando a se transformar na melhor pessoa que você puder ser.

Quanto a você, tento não criar expectativas, pois não quero te limitar com minhas projeções e sonhos. Quero que você cresça e expanda seus potenciais ao máximo. Que abra suas asas e alce vôo rumo ao destino que você mesmo escolher.
Mas se eu pudesse eleger uma característica sua, que me deixaria enormemente orgulhosa, seria que você se tornasse uma pessoa bondosa. E quando digo bondosa, quero dizer aquela pessoa livre de preconceitos, que entende que todos somos iguais em suas próprias particularidades, e que sabe respeitar as diferenças; uma pessoa que consegue olhar para seu semelhante e entender sua dor, sem julgamentos; que está sempre disposta a ajudar a todos no que for possível; que sabe entender e perdoar os erros alheios, e que sabe admitir suas próprias fraquezas.
Nenhum troféu no campeonato de natação, medalha nas olimpíadas de ciências, diploma de pós-doutorado, sucesso profissional ou mesmo Prêmio Nobel que você possa vir a conquistar me fariam uma mãe tão orgulhosa como saber que você se tornou um homem bondoso, e que dentro do seu círculo de influência (seja ele pequeno ou grande), está fazendo o seu trabalho para transformar o mundo em um lugar melhor.

Também desejo que você seja uma pessoa feliz. Não que tenha essa falsa felicidade baseada em posses materiais ou momentos de alegria plástica eternizados em fotos...
Te desejo uma felicidade simples. Uma felicidade que surge do saber apreciar o toque dos raios de sol, do vento ou dos pingos de chuva em sua face. Uma felicidade baseada em entender que momentos de alegria são bons e devem ser comemorados, e que momentos de tristeza são importantes e devem ser aproveitados para seu crescimento pessoal . Uma felicidade em reconhecer o valor inestimável de suas amizades, e sempre cultivá-las. Uma felicidade em ser ao invés de ter. Uma felicidade em amar e apreciar as sutilezas da vida.

Venha bem.
Já te amo muito.

Mamãe.

Nenhum comentário:

Postar um comentário