sábado, 21 de abril de 2018

Minimalismo, Veganismo, Feminismo


Não sou muito fã de rótulos. Acredito que por mais que alguém se identifique com uma causa, nunca (ou quase) irá seguir à perfeição todos os preceitos estabelecidos. E também, estamos todos sempre em constante evolução. A vida é uma escola, e vamos nos modificando e aperfeiçoando a cada dia. Nossas percepções, crenças e atitudes também se modificam ao longo do tempo.
De qualquer maneira, se eu fosse definir hoje quais "valores" que eu persigo, certamente minimalismo, feminismo e veganismo seriam três deles. Não necessariamente os únicos. E como falei antes, não defino a mim (e nem a ninguém) como uma pessoa 100% minimalista, feminista ou vegana. Não entendo alguns conceitos, discordo de certos pontos, e derrapo em algumas questões. Mas de maneira geral são movimentos/estilos de vida com os quais me identifico e tento aplicar ao meu dia a dia.

Cada um desses conceitos pode ser resumido como:
Minimalismo: um estilo de vida em que se busca viver com o mínimo possível de meios e recursos.
Veganismo: um estilo de vida que exclui, à medida do possível e do praticável, qualquer tipo de exploração de animais não-humanos.
Feminismo: movimento político, filosófico e social que defende a igualdade de direitos entre homens e mulheres.

E apesar de serem movimentos separados e cada um ter seus próprios objetivos, entendo que se tocam e comunicam em certos pontos, e um funciona como complemento do outro.
Minimalismo e Veganismo: Se fundem no que diz respeito à questão ambiental. Enquanto o minimalismo prega o fim do consumo (e consequente fabricação) de itens desnecessários, o que pouparia recursos ambientais, o veganismo prega o bem-estar de todos os animais, o que certamente passa por preservar seus habitats naturais.
Veganismo e Feminismo: Se fundem no que diz respeito à igualdade de direitos. Enquanto o feminismo prega igualdade de direitos entre homens e mulheres, o veganismo expande esse entendimento a todas as espécies de animais.
Feminismo e Minimalismo: Se fundem no que diz respeito à quebra de padrões de consumo. Enquanto o feminismo questiona principalmente os padrões de consumo impostos às mulheres, vistas na nossa sociedade como "seres consumistas e fúteis que sempre querem mais um par de sapatos", o minimalismo questiona os padrões de consumo impostos a todos, homens e mulheres, em uma sociedade que associa posses com status social, sucesso e satisfação pessoal.

E por serem "valores" que eu acredito e persigo, certamente na minha experiência de maternidade irei tentar passá-los adiante.

Nenhum comentário:

Postar um comentário