quinta-feira, 20 de outubro de 2022

Vendas e Compra

Normalmente não costumamos vender objetos usados, quer seja eletrodomésticos, vestuário, brinquedos, nossos ou dos meninos. Da posição de privilégio social que sabemos que estamos, preferimos sempre doar para alguém que vai fazer bom uso, mas que não poderia comprar. Porém há algum tempo venho participando de grupos de desapegos e tenho comprado várias roupas e sapatos usados pros meninos, por economia e por questão ambiental também (é mais ecológico usar algo usado do que adquirir bens novos e gerar mais demanda de produção). E aí resolvi vender algumas coisas nesses mesmos grupos também...

Separei então uma porção de brinquedos que eu não queria mais que os meninos tivessem, mas que são facilmente "vendíveis": a maioria da marca famosa FP e alguns similares. São brinquedos que chamam bastante a atenção, principalmente dos adultos que querem presentear as crianças com algo interessante, mas que não necessariamente são as melhores opções para as crianças... Brinquedos extremamente coloridos, que fazem barulho, piscam luzes, que brincam sozinhos enquanto a criança fica parada assistindo, alheia à brincadeira... Ou brinquedos que se propõem a serem educativos, mas que não isolam características (tipo brinquedos de encaixe que apresentam dimensões, formas e cores diferentes, e que por isso sobrecarregam as crianças de informação - o melhor, nesses casos, seria que as peças fossem diferenciadas somente em uma característica)

Alguns desses brinquedos ganhamos já usados, alguns ganhamos novos e usamos por um tempo e alguns ganhamos e nem chegamos a tirar da caixa (o Vinícius ganhou de aniversário). Fiz os anúncios em alguns grupos de desapegos, e de todos que anunciei, somente 1 não consegui vender ainda. E com o dinheiro que juntei, comprei um brinquedo Montessori pro Vinícius (digo brinquedo, porque ele é uma versão "reduzida" de um material verdadeiro criado por Montessori, os encaixes sólidos). Fiquei extremamente feliz com a troca: Além de desocupar o quarto daquela infinidade de brinquedos, demos um bom destino a eles (certamente quem os comprou vai fazer uso deles, e vai deixar de comprar outros novos na loja), e substituímos por algo que sei que vai ser mais útil pro desenvolvimento do Vinícius.

Nenhum comentário:

Postar um comentário