quinta-feira, 26 de abril de 2018

Mas você vai obrigar seu filho a ser vegano??


Já ouvi essa pergunta muitas vezes, de parentes, amigos, e até mesmo de pessoas que nem são tão próximas assim de mim.
E a resposta é: SIM!

Mas, calma! Antes de ser taxada de "tirana" e acusada de impor minhas crenças aos meus (futuros) filhos, gostaria de me defender dizendo que todos os criadores (pais ou outros adultos) que sejam minimamente responsáveis fazem imposições e restrições às suas crianças:
· Tem que tomar banho;
· Tem que escovar os dentes;
· Tem que ir à escola;
· Tem que comer verduras;
· Tem que tomar remédios quando necessário;
· Não pode assistir a determinados programas de TV;
· Não pode frequentar determinados lugares;
· Não pode voltar pra casa depois de determinado horário;
· etc...
 A lista é longa...

Durante o desenvolvimento da criança, é papel dos criadores orientar, ensinar e fazer escolhas por ela, visando o seu bem estar, saúde, desenvolvimento intelectual e moral. E, obviamente, essas escolhas são baseadas no que o adulto responsável julga ser melhor. Deixando a questão da saúde de lado (sim, uma dieta vegana equilibrada é mais saudável que uma dieta onívora - mas esse assunto vou deixar para um post futuro), se eu considero que é errado explorar animais, qual seria a lógica de eu ensinar pro meu filho a fazê-lo? Seria tão sem sentido quanto eu ensiná-lo a jogar lixo pela janela do carro, mesmo achando isso um comportamento inadequado.
Para nós, veganos, todos os animais têm direito de dispor de sua própria vida, assim como os humanos. Portanto qualquer tipo de exploração (para alimentação, testes, vestuário, diversão, etc) é um comportamento que fere nosso senso de ética. É moralmente inaceitável. Então, uma vez que eu e meu marido temos esse entendimento, é isso que vamos ensinar para nossas crianças.

Claro que vai chegar um dia que nossos filhos vão tomar suas próprias decisões, mesmo que sejam contrárias às nossas. E isso vale não só para a questão do veganismo, mas para tudo na vida (incluindo todos os itens que listei anteriormente). E aí cabe aos pais aceitarem que seus filhos são pessoas independentes, e não extensões deles próprios, e respeitarem suas escolhas.
Mas quando esse dia vai chegar? Com 6, 12, 18 anos de idade? Sinceramente, não sei... Mas vai ser no dia que eles tiverem maturidade para compreender todas as consequências de seus atos. Aí eles estarão prontos para fazerem escolhas sozinhos.

Não vou negar que se um filho optar por deixar de ser vegano, isso vai me entristecer. Da mesma forma que eu não vou gostar se um dia ele começar a jogar lixo pela janela do carro.
Mas se acontecer, eu vou ter que aceitar e respeitar sua decisão.
Isso também faz parte da maternidade, né?

Nenhum comentário:

Postar um comentário