segunda-feira, 30 de abril de 2018

Como você vai se preparar sem saber o sexo do bebê? - ou - A ditadura do Azul e Rosa



Não sabemos o sexo do bebê que vamos ter. E não queremos saber até o momento em que ele(a) nascer. Quando contamos isso, algumas pessoas se assustam, e não conseguem entender como vamos preparar o enxoval e a casa para receber um bebê sem sabermos se é um menino ou uma menina. Como saber se a parede do quarto e as roupinhas devem ser azuis ou rosas?
Bem, a minha intenção em não saber o sexo do bebê é exatamente essa: fugir do padrão azul x rosa.

A sociedade que vivemos é extremamente sexista. Temos separação de feminino x masculino em diversas esferas: profissões, esportes, comportamentos, temperamentos, gostos, roupas...
E, enquanto feminista, não acredito que essas diferenças sejam algo natural, intrínseco ao ser humano, e sim construções sociais, impostas a todos nós desde o momento em que nascemos (ou mesmo antes disso): O enxoval da garotinha é todo rosa, com motivos delicados e graciosos, cheios de florzinhas, borboletas, fadas e princesas. O enxoval do garotão é todo azul, com motivos que exaltam a força e coragem, como esportes, dinossauros, astronautas, carros. E isso se estende ao longo de toda a vida, de forma a "moldar" a pessoa que somos para cabermos nesses padrões esperados.
Acredito que essa educação sexista cria barreiras que impedem que uma pessoa (seja homem ou mulher) desenvolva em sua plenitude seu potencial. Por isso pretendo criar de maneira menos sexista possível o(a) filho(a) que vou ter, evitando ao máximo limitar sua personalidade aos esteriótipos de gênero existentes.

E a primeira atitude nesse sentido é evitar que os objetos do bebê (roupas, brinquedos, fraldas, toalhas, etc...) sejam predominantemente azul ou rosa. Não que eu tenha algo contra essas cores... Na realidade, acho as duas lindas (e inclusive já comprei algumas peças pro bebê tanto de uma quanto de outra cor - mesmo sem saber o sexo!!). Mas também acho outras cores lindas, e não quero limitar o bebê que ainda nem nasceu a um padrão de cor que nem sei se será a sua preferida.
Quem disse que necessariamente uma menina gosta de rosa ou necessariamente um menino gosta de azul?


Nenhum comentário:

Postar um comentário