quinta-feira, 18 de abril de 2024

Cantinho da leitura

Quando o Nícolas tinha por volta de 1 ano de idade, comprei uma "caminha montessori" (dessas baixinhas, em formato de casinha) para pôr no quarto dele. Ele de fato nunca a usou para passar a noite, já que optamos por fazer cama compartilhada, mas até quase uns 3 anos de idade, eu sempre o deixava dormir lá quando eu e marido não estávamos na nossa cama (o que acontecia nas sonecas da tarde, ou assim que ele adormecia de noite, por volta de 18h, até irmos nos deitar). De noite ele dormia na nossa cama, alta, mas sempre entre eu e o pai, ou entre um de nós e a parede, então não havia risco. 

Até ocorreu algumas vezes, antes do Vinícius nascer, de o Nícolas pedir para dormir na própria cama durante a noite, mas depois que o irmão chegou ele simplesmente não quis mais. 

Também com a chegada do Vinícius, trocamos nossa cama queen alta pra uma cama king bem baixinha, e colocamos grades em torno dela toda. A partir daí, mesmo nas sonecas da tarde, sem eu ou o pai estarmos deitados juntos, os meninos dormiam na nossa cama. 

Assim, não havia mais necessidade de mantermos a caminha infantil. Mas ao invés de desfazermos dela, eu a transformei em uma biblioteca, retirando o colchão e colocando uma estante de livros de tecido, pendurada.

Essa casinha está assim há quase 3 anos, mas com o tempo a "novidade" foi acabando, e os meninos foram aos poucos se desinteressando dela... E ela acabou virando quase um depósito de brinquedos (a faxineira atual insiste em colocar todos os brinquedos dos meninos dentro dessa casinha, e eu acabei sendo vencida pela cansaço, e desisti de deixar ela vazia). 

Mas há algumas semanas o Vinícius começou a se interessar muito por livros. E aí eu decidi "reformar" a casinha, e fazer um novo cantinho de leitura, pra incentivá-lo (e também ao Nícolas) a passar mais tempo no quarto com os livros e menos tempo na sala com a televisão.

Então troquei a posição da casinha, colocando-a no centro do quarto (antes ela estava em um cantinho). Tirei a "estante de tecido" de livros, que já estava meio capenga depois desse tempo, coloquei um fundo de tecido (que eu havia comprado no aniversário de 1 ano do Vinícius), colei uma fita de luzinhas led, e comprei 2 pufes pra eles sentarem. Os livros por enquanto estão na estante lateral, e estou ainda decidindo se vou deixá-los lá, ou se troco de lugar. Ainda vou adicionar umas estrelas de feltro (que fiz pro aniversário de 3 anos do Nícolas) penduradas na casinha, e um tapete no chão. Mas já está bem bacana, e os meninos já tem gostado de passar um tempo em seus pufes folheando livros. Fiquei feliz com o resultado.




Nenhum comentário:

Postar um comentário