domingo, 25 de junho de 2023

Consumo de ovos



Um dos primeiro posts que escrevi, há mais de 5 anos, se chamava "Mas você vai obrigar seu filho a ser vegano?" e o post era justamente explicando que, sim, eu iria obrigar meu filho que ainda não tinha nascido (o Nícolas) e todos os possíveis futuros filhos que viesse a ter, a serem veganos sim. E assim foi, até umas três semana atrás...

Como expliquei há 5 anos, minha principal justificativa para ensinar meus filhos a serem veganos, era porque não faria sentido eu ensiná-los a fazer algo que eu não considero certo, que é explorar animais para qualquer fim. Apesar disso, eu sei que eles são pessoas diferentes de mim, e como tal, podem ter ideias diferentes das minhas e fazer escolhas diferentes das minhas, e cabe a mim aceitar e respeitar isso. Com isso em mente, meu objetivo sempre foi mantê-los com uma alimentação vegana até que eles tivessem total entendimento de tudo o que existe por trás da indústria de "alimentos" de origem animal, e aí pudessem tomar uma decisão consciente. 
Mas como nem tudo na maternidade acontece de acordo com o que planejamos, Nícolas agora, aos 4 anos e 9 meses, decidiu que não quer mais ser vegano. Não acredito que ele tenha conhecimento suficiente para tomar essa decisão, e não queria que ele tivesse tomado agora, mas diante de todo cenário, foi o que considerei mais apropriado. 

Na realidade, há alguns meses, quando começamos a frequentar mais festinhas de aniversário, eu já estava deixando ele comer 1 doce da mesa (não vegano) depois do "parabéns". Isso depois de ele ter chorado em algumas festinhas quando todas as crianças iam para a mesa comer os doces, menos ele. Percebi que aquilo não estava sendo legal e por isso cedi. 
Mas há algumas semanas ele já vinha me dizendo que queria comer ovo, já que via os amigos da escola comendo. Isso foi aumentando mais e mais, até que ele começou a pedir pras professoras também. E aí quando eu soube disso, achei que continuar proibindo não iria trazer um desfecho bom... Primeiro, que minha intenção nunca foi que o veganismo fosse um peso ou sofrimento para ele. E segundo, que acredito que se eu continuasse proibindo o consumo de ovos, mesmo ele mostrando claramente que ele queria comer, isso poderia trazer duas consequências nada boas: ele poderia começar a consumir escondido de mim (o que é problemático demais, já que considero essencial que exista uma relação de confiança entre nós) ou, ainda que não comesse escondido, ele poderia acabar criando uma "raiva" do veganismo, e quando finalmente tivesse idade pra decidir, a chance de optar por continuar sendo vegano seria bem menor...

Então conversamos e eu falei que ele poderia deixar de ser vegano se quisesse. Combinamos que ele iria consumir ovos apenas na escola, pois em casa seria problemático ele consumir e o irmão não. Inicialmente ele estava comendo apenas nos dias que a escola servia ovos a todos (1 ou 2 vezes na semana), mas como ele ficava frustrado nos dias que não tinha ovo no cardápio, solicitei que fizessem ovo para ele todos os dias, sempre que as outras crianças fossem comer carnes. Ele ficou bastante contente, e ter o ovo sempre até diminuiu o interesse dele pela carne no prato das outras crianças...

Ainda acredito que existe uma grande chance de ele decidir voltar a ser vegano, quando finalmente entender toda a exploração e maus tratos que a indústria pratica para "produzir" ovos. Infelizmente quando (se) isso acontecer, ele sempre vai guardar o sabor do ovo da memória, e provavelmente vai sentir falta, assim como eu sinto. Além do todos os outros, um dos grandes motivos de eu fazer tanta questão de manter uma alimentação vegana para os meninos também é não acostumar o paladar deles para depois de grandes eles sentirem falta do sabor dos alimentos de origem animal, como eu mesma sinto...
Mas faz parte da vida, fiz o que achei correto, antes e agora, e torço para que essa tenha sido realmente a melhor decisão. E por ter sido tomada pensando no bem-estar e respeito a ele, acredito que tenha ido sim.

Nenhum comentário:

Postar um comentário