terça-feira, 6 de setembro de 2022

Viagem de avião

 

Em julho uma amiga minha da época da faculdade resolveu festejar seu aniversário de 40 anos com uma festa julina, em um sítio nos confins de Juiz de Fora. Como gosto muito de festa junina, e gosto ainda mais dessa amiga, resolvemos ir, apesar de sabermos que fazer essa viagem com duas crianças pequenas seria uma pequena aventura (pra não dizer caos). A festa seria em um sábado, e nossa intenção era usar o mínimo possível de dias de férias para tal, então decidimos que seria uma viagem bate-e-volta mesmo. Como em Juiz de Fora não tem aeroporto grande, a melhor estratégia seria ir até o Rio de Janeiro e de lá alugar um carro para irmos até JF. 

Na hora de comprar as passagens, tínhamos a opção de escolher entre sexta de noite ou sábado de manhã - estavam quase no mesmo valor. A princípio, parecia que sexta de noite seria menos cansativo, pois poderíamos chegar no Rio de Janeiro, dormir por lá e fazer a segunda parte do trajeto, de carro, no sábado de manhã. Mas aí me ocorreu uma coisa: Se viajássemos de noite, provavelmente os meninos iriam dormir o trajeto inteiro, e não curtiriam a viagem. Então optamos pela viagem sábado de manhã, ainda que pra nós ficasse um pouco mais cansativa e foi uma escolha muito acertada!!! Os meninos (Nícolas, principalmente) amaram o passeio de avião. Talvez, pra eles, essa tenha sido a parte mais divertida da viagem toda. Vinícius nunca tinha andado de avião, e Nícolas tinha andado pela última vez com 1 ano e 3 meses, e obviamente não lembrava. Eles adoraram!!

Quando chegamos no Rio, pegamos um carro no aeroporto, passamos em um shopping pra almoçar e de lá já seguimos viagem pra JF. Chegamos bem no início da festa mesmo. Aproveitamos bastante a festa (principalmente eu e Vinícius, já que o Nícolas quis dormir cedo, como é seu costume, e o pai foi pro quarto com ele) e no dia seguinte acordamos e já retornamos pro Rio. Como chegamos cedo ao Rio e o nosso vôo de volta era somente de noite (esse os meninos fizeram dormindo), ainda aproveitamos o dia para visitar algumas amigas minhas e parte da minha família que reside lá. Foi maravilhoso, nenhum deles conhecia os meninos, foi uma oportunidade maravilhosa. No dia seguinte eu e marido pegamos um dia de desconto em férias para arrumar (na verdade, desarrumar) as malas e descansar um pouquinho desse fim de semana puxadíssimo. Deixamos os meninos na escola com calma, sem a correria das segundas-feiras normais, e depois pudemos realizar as tarefas pendentes igualmente tranquilos.

E dessa experiência fica o ensinamento e o sentimento de que é muito bom de vez em quando deixar a preguiça de lado, catar 'as criança tudo' embaixo do braço e fazer um programa totalmente inesperado. Os meninos adoraram a parte do avião, eu amei a parte de reencontrar tantas pessoas queridas que eu não via há tempos, e minha amiga aniversariante ficou emocionadíssima por termos ido com os dois pequenos pra celebração da vida dela. O cansaço passa, mas o quentinho no coração e as doces recordações ficam pra sempre...






Nenhum comentário:

Postar um comentário